segunda-feira, 1 de outubro de 2012
AULA DE PRÉ-MODERNISMO
· O
PRÉ-MODERNISMO
· 2. O
PRÉ-MODERNISMO Euclides da Cunha
Monteiro Lobato
Lima Barreto
Graça Aranha
Augusto dos Anjos
· 3.
Pré-Modernismo Localização: Não constitui uma escola literária, mas um período
de transição para o Modernismo.
· 4. O
PRÉ-MODERNISMO- O que se convencionou chamar de Pré-Modernismo no Brasil, não
constitui uma “escola literária”, ou seja, não temos um grupo de autores
afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características.
Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa uma vasta produção
literária que abrangeria os primeiros 20 anos do século passado. Porém, podemos
pensar em alguns pontos em comum:
· 5. O
PRÉ-MODERNISMO- A denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário
herdado do Romantismo e do Parnasianismo; o Brasil não-oficial do sertão
nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios, é o grande tema do
Pré-Modernismo.
· 6. O
PRÉ-MODERNISMO- O regionalismo,
montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha;
o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito Santo
com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto.
· 7. O
PRÉ-MODERNISMO- Os tipo humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o
caipira, os funcionários públicos, os mulatos.
· 8. O
PRÉ-MODERNISMO- Uma ligação com fatos políticos, econômicos e sociais
contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção. São
exemplos: Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto (retrata o governo
de Floriano e a Revolta da Armada), Os sertões, de Euclides da Cunha (faz um
relato da Guerra de Canudos), Cidades mortas, de Monteiro Lobato (mostra a
passagem do café do vale do Paraíba paulista) e Canaã, de Graça Aranha (faz um
documentário sobre a imigração alemã no Espírito Santo)
· 9.
Pré-Modernismo -Uma Radiografia Crítica do Brasil .No geral, o Pré-Modernismo é
uma literatura de Crítica Social. Desmistifica o romantismo e seu Nacionalismo
Ufanista. Mostra o Brasil real, com seus Conflitos Político-Sociais .Portanto,
um Nacionalismo Crítico-Amargo. “Precisamos descobrir o Brasil! Escondido atrás
das florestas, Com a água dos rios no meio, O Brasil está dormindo, coitado!”
Carlos Drummond de Andrade
· 10.
Pré-Modernismo- Que Brasil é este? É o Brasil desigual. Urbano Rural civilizado
politizado refinado Anacrônico Brutalizado Fanatizado Tema de Euclides da Cunha
· 11.
Pré-Modernismo- O Brasil Caipira anacrônico inerme analfabeto obtuso Tema de
Monteiro Lobato Urupês ( Jeca Tatu) Cidades Mortas
· 12.
Pré-Modernismo - O Brasil da Marginalização Urbana. O negro O funcionário
público. Os alcoólatras, Lima Barreto Subúrbio
· 13.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA - Substituição da “República da espada” (governos
Marechal Deodoro e do Marechal Floriano) pela “República do café-com- leite”; Auge da economia cafeeira no Sudeste; Deodoro
da Fonseca e Floriano Peixoto foram os presidentes . Entrada de grandes levas
militares do período inicial da de imigrantes (notadamente História Republicana
do Brasil, os italianos) no país; denominado “República da Esplendor da Amazônia, Espada”, com o ciclo da
borracha
· 14. Surto
da urbanização de São Paulo;
· 15. Revolta
de Canudos, na Bahia; Tempo do cangaço no sertão, com a figura lendária de
LAMPIÃO;
· 16.
Conflitos no Ceará, que tiveram como figura central o padre Cícero;
· 17. Em 1934,
morria em Juazeiro do Norte um "messias", também perseguido pela
Igreja Católica, porém, ao contrário de Antônio Conselheiro, o Padre Cícero
Romão Batista era um aliado dos coronéis do Vale do Cariri, que a partir de
1912 lutaram contra a política de intervenções do governo federal e derrubaram
o governador Franco Rabelo.
· 18. Revolta
da Chibata ,liderada por João Cândido, o “Almirante Negro”;
· 19. As
classes trabalhadoras, lideradas por anarquistas, iniciavam movimentos
grevistas em São Paulo. Manifestação operária em SP ocorrida em 1917
· 20. Cinco
dias após a aprovação da lei, é criada a Liga Contra a Vacinação Obrigatória. O
medo de morrer por causa da vacina não é o único motivo que inflama o povo. Os
agentes de saúde teimam em inocular as mulheres na perna, o que é considerado
um atentado sério ao pudor. O decreto que regulamenta a vacinação obrigatória
vaza para a imprensa e é publicado num jornal em 9 de novembro. No dia seguinte,
10 de novembro de 1904, a tensão finalmente explode.
· 21.
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS O ESTILO ART NOUVEAU (ARTENOVA), EMPREGADO POR
MUITOSESTUDIOSOS, É UMA REAÇÃO À IMITAÇÃO DO ESTILO GÓTICO E DO RENASCENTISTA
· 22. ALBERTO
NEPOMUCENO INTRODUZOS MODERNOS COMPOSITORESERUDITOS EUROPEUS NO BRASIL
· 23. A
MÚSICA POPULAR (MAXIXE, MODINHA E TOADA) COMEÇA A SER OUVIDA NOS SALÕES
ELEGANTESO mais importante centro de divulgação da música popular carioca da
virada do século era o teatro de revista, ou revista de ano, palco canalizador
das novas composições populares e de lançamento das músicas carnavalescas – só perdendo
este status com o advento do disco e do rádio.
· 24. O
CARNAVAL COMEÇA A SE FIRMAR COMO A PRINCIPAL FESTA POPULAR DO RIO DE JANEIRO
· 25. “Ó ABRE
ALAS QUE EU QUERO PASSARÓ ABRE ALASQUE EU QUERO PASSAREU SOU DA LIRANÃO POSSO
NEGARÓ ABRE ALASQUE EU QUERO PASSARÓ ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSARROSA DE OUROÉ
QUEM VAI GANHAR” Chiquinha Gonzaga -
1991
· 26.
CARACTERÍSTICAS DO PRÉ-MODERNISMO- RUPTURA COM O PASSADOn DENÚNCIA DA REALIDADE BRASILEIRA- REGIONALISMO -TIPOS
HUMANOS MARGINALIZADOS- LIGAÇÃO COM FATOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS
CONTEMPORÂNEOS
· 27.
PRINCIPAIS OBRAS EREPRESENTANTES- OS SERTÕES, de Euclides da Cunha (relato
sobre a Guerra de Canudos) Linguagem cientificista, Teorias deterministas (o
homem é fruto do meio em que vive), Obra dividida em três partes : A terra, O
homem, A luta
· 28. Igreja
do Bom Jesus ou Nova, arrasada pela artilharia expedicionária. Como trincheira,
cairá somente dias antes do término da guerra.
· 29. O
Conselheiro exumado após 13 dias do sepultamento.
· 30. CIDADES
MORTAS e URUPÊS, DEMONTEIRO LOBATO- PASSAGEM DO CAFÉ PELO VALE DO PARAÍBA
PAULISTA.LINGUAGEM PRÓXIMA DA COLOQUIAL, PRESENÇA DO CAIPIRA PAULISTA (JECA
TATU)
· 31. TRISTE
FIM DE POLICARPOQUARESMA, DE LIMA BARRETO- RETRATO DO GOVERNO DE FLORIANO
PEIXOTO E DA REVOLTA DA ARMADA- LINGUAGEM PRÓXIMA DA LÍNGUA FALADA DA ÉPOCA- PERSONAGENS MARGINALIZADOS, IGNORANTES E
OPRIMIDOS
· 32. EU, de
AUGUSTO DOS ANJOS- Linguagem cientificista- naturalista, Emprego de palavras
não-poéticas, Pessimismo e angústia em face dos problemas e distúrbios pessoais
· 33.
A
esperança
A
Esperança não murcha, ela não cansa,
Também
como ela não sucumbe a Crença.
Vão-se sonhos
nas asas da Descrença,
Voltam
sonhos nas asas da Esperança.
Muita
gente infeliz assim não pensa;
No
entanto o mundo é uma ilusão completa,
E não é a
Esperança por sentença
Este laço
que ao mundo nos manieta?
Mocidade,
portanto, ergue o teu grito,
Sirva-te
a crença de fanal bendito,
Salve-te
a glória no futuro - avança!
E eu, que
vivo atrelado ao desalento,
Também
espero o fim do meu tormento,
Na voz da
morte a me bradar: descansa!
FONTESn PEREIRA
& PELACHIN, Helena Bonito e Marcia Maisa. Português Na trama do texto.
Ensino Médio. Ed. FTDn TERRA,
ERNANI. Português para o Ensino Médio. Vol. Único. Ed. Scipionen www.
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