sábado, 29 de setembro de 2012

VERBO DE OPINIÃO E MARCADORES DE OPINIÃO

VERBO DE OPINIÃO E MARCADORES DE OPINIÃO Os marcadores de opinião são apresentados por duas classes de elementos gramaticais: Os verbos de opinião, geralmente utilizados na primeira pessoa do singular (acho, creio, suponho , vejo, noto e similares ) e certas expressões adverbiais ( em minha opinião, no que me diz respeito e similares) (...) o emprego de verbos que prefaciam ou introduzem a opinião do falante representa uma indicação de que ele assume integralmente a própria opinião. Os interlocutores sabem que a manifestação direta de opiniões pode torná-los vulneráveis a críticas e opiniões contrárias. Assim, usa-se certos recursos gramaticais para a expressar impessoalidade (é possível que, parece que, é provável) e da indeterminação do sujeito (dizem, fala , diz-se) e também, com o emprego dos marcadores de rejeição (não sei, se não me engano). O termo pode ser introduzido por certos prefaciadores de opinião: eu acho, (que), creio (que), eu gostaria de saber, eu sei, me parece que, eu tenho a impressão, acredito que: Exemplo: (Os debatedores comentam a supremacia dos Estados Unidos). Eu acho que: ... Nós temos que considerar a hipótese de que os Estados Unidos estejam caminhando para um novo auge... O exemplo indica que não há certeza plena e, assim, atenua a força locutória das asserções. Ao empregá-la, o falante sinaliza que não assume integralmente o que vai ser dito e previne-se de possíveis reações desfavoráveis do seu interlocutor. Quanto a posição, os marcadores classificam-se em: Iniciais: Não, mas acho que, não é assim. * que caracterizam o início ou a tomada de termo. Mediais: Né. Sabe, entende, digamos, advérbios, conjunções alongamentos, que são responsáveis pelo desenvolvimento do turno Finais: NE? Não é? Entendeu? Isto é seu, né ? Perguntas diretas, pausa conclusiva, que assinalam a passagem implícita ou explícita do turno Exemplos a) Não. Eu não creio que a cobrança de mensalidades... resolva...os problemas da universidade... No exemplo, o marcador não, inicia discordância: b) Sim. É verdade... Mas o fórum... privilegiado para a discussão...dos grandes temos...mundiais..e...continua sendo: a ONU no exemplo, o marcador complexo sim...e verdade indica assentimento e concordância. Marcadores de envolvimento do ouvinte. São as expressões adverbiais :olha, veja, você vê, você acha então você quer dizer o que, as quais funcionam como sinais de tomada de termo e chama a atenção de ouvinte para o que vai ser discutido ou exposto: Ex. Você acredita no Fernando Henrique? Olha ! eu não sei em que eu acredito... se eu rezo...(como o senhor que)...mas eu acho que o Fernando Henrique.. Não pode deixar de lado o social. Mas iniciais de valor ideacional São representados por algumas conjunções e advérbios (e, mas, então, além disso, agora, aliás), que funcionam como elementos de coesão entre os termos da conversão e, as demais, dão continuidade ao tópico em andamento ou introduzem um novo tópico. Ex. Afrança é uma potência normal, mas tem o poder de veto... Tem o poder de veto. Marcadores de envolvimento do ouvinte São representados pelas expressões veja, você veja, olha, você sabe, você repara você imagina, você pode ser e outra locução assemelha as usadas para conseguir a atenção do ouvinte e obter seu apoio. Uma função subsidiária dos marcadores de envolvimento do ouvinte (especialmente os sinais do tipo, né, sabe?) é reforçar a opinião do próprio locutor. Há, também, marcadores que, de qualquer forma, modificam o valor locutório de um enunciado. Entre os seus marcadores, interessam sem marcas de locução, sobretudo as que atuam como atenuadores, modificando a força assertiva dos enunciados. Como os “hedges” que sinalizam atividades de planejamento verbal (assim, quer dizer, digamos , vamos dizer). E das expressões que denotam incerteza como "talvez, quem sabe, sei lá. no sei", e assemelhadas, as quais diminuem a força locutória dos enunciados opimativas e assim, fazem com que o locutor não seja tão comprometido como os juízos emitidos. CURIOSIDADES SOBRE O TEMA: Alguns exemplos de marcadores conversacionais são: então, está bem, pois, pois é, deixa lá, vá lá, diz lá, pronto, assim assim, e tal, e tudo, não sei quê, nem por isso, não dá para querer, não pode ser, não me digas. Alguns exemplos de marcadores conversacionais com valor interrogativo são: que tal?, não é?,não é verdade?, não é assim?, não achas?, como assim?, achas bem?, que te parece?, e tu?, como assim?, diz quem?. Alguns exemplos de interjeições são: ah!, oh!, vamos!, viva!, oxalá!, ai!, ó!, hum!, psiu!, olá!, silêncio!, alto!, valha-me Deus!, raios te partam!. O professor pode fazer um levantamento de expressões desta natureza juntamente com os alunos. Pode perguntar, por exemplo: O que vocês dizem quando sentem dor? Quando querem chamar a atenção de alguém? etc. Pode também introduzir primeiro um conjunto de expressões e pedir depois aos alunos que definam o seu uso. Por exemplo: Vocês conhecem a expressão assim assim? O que acham que ela quer dizer? Podem dar-me um exemplo de uma frase que contenha esta expressão? EXERCÍCIOS 1) Quais destas expressões te parecem possíveis? Significam todas o mesmo? Quais são os marcadores ? Alto lá, o meu almoço preferido! Ena pá, o meu almoço preferido! Uau, o meu almoço preferido! Ai ai ai, o meu almoço preferido! Ups, o meu almoço preferido! Pssst, o meu almoço preferido! Bolas, o meu almoço preferido! Fixe, o meu almoço preferido! 2) Onde você encontra verbo indicando opinião ou expressão que denote opinião?? TEXTO A Eu defendo a presença da Feira em Lisboa, no Parque Eduardo VII, pelo fato de eu achar que um acontecimento cultural, deste teor, se enquadra na natureza e nos amplos espaços livres,muito da minha predileção, acho eu, com o se vê na obra que realizo é mostrada nas feiras, você imagina, campos sem feira?Como assim ? Dizem que, se apanharmos um pouco de sol, alguns respingos de chuva ou mesmo uma temperatura mais baixa durante a feira, não justifica, não existir feiras, além disso, para mim, enclausurarmo-nos num hangar, defendidos desses inconvenientes, também, não, mas, noto, que despidos do ambiente natural, há sempre uma evolução, mas nem tudo ao mudar é para melhor, talvez, esteja certo, ou não. Ainda acredito que, a Feira é o ponto de encontro cultural, não é verdade que já desprezei este conceito, mas, acredito, que é o cenário do povo parque faz parte de uma tradição que vem de muito tempo. Bem, é isso que eu acho, sei lá... TEXTO B Você sabe, buscando desenvolver produtos atraentes e competitivos, a Fiat lança o Palio,como carro para classe média, como assim ? Para mim é apenas um modelo com um design mais moderno que o Uno, talvez, não acha ? veja só, vamos dizer que a sua mecânica é praticamente a mesma, a diferença da carroceria, faz com que o Palio consuma mais combustível que o Uno. Veja você, fala-se, nas próprias fábricas da FIAT que tem um ótimo espaço interno,vamos dizer que, sua direção mecânica já não é tão leve, o estepe fica localizado no porta-malas, é possível que precise de alinhamento nas rodas traseiras, além do mais, não sei a causa, mas costuma baixar um pouco de óleo, sem apresentar nenhum tipo de vazamento..valha-me Deus !!

3 comentários: