domingo, 11 de novembro de 2012

APENAS PARA REFLEXÃO -PENSAMENTOS ÍNTIMOS



A semântica do Discurso
         Pensando na reação de um colega meu, a cerca de um fala minha, entendi que enfrentar o poder nas relações íntimas é uma questão desconfortável. E digo mais, não é nada atrativo e provoca até certa repulsa. Estávamos conversando e mencionei que o amor é igual à justiça, a justiça é igual ao poder e o poder é igual ao amor. Ele fez cara de quem não gostou e disse que concordava em parte. Não podia aceitar que poder tenha algo em comum com o amor. Para ele, são coisas opostas.
         Não obstante a esta reação opositiva, pude identificar o significado que ele dava ao poder e percebi que, assim como pensam muitas pessoas, o associava com autoridade ditatorial.
         É primoroso perceber que poder, na acepção certa da palavra, é o potencial que uma pessoa possui, e que lhe permite influir no pensamento, opinião e até no comportamento de outros. Este é poder! Nada tem a ver com ditadura, autoritarismo, domínio, submissão cega a um determinado comando de uma pessoa hierarquicamente superior.
         Deve-se observar que, muita gente, mesmo as chamadas “bem letradas”, pode confundir autoridade com autoritário e seguem equivocando-se, quando deixam de levar em conta que autoridade é um direito conquistado, uma posição que confere o privilégio de decidir, atuar, de se fazer obedecer sem impor. É preciso entender que o poder/amor do qual sigo falando, é ponto de equilíbrio para se relacionar adequadamente com os outros, seja qual for a posição.
         Saber usar o poder é uma ciência é uma arte. Ciência porque implica em objetividade e precisão na interpretação das situações e eventos. Arte, porque depende da criatividade e sensibilidade do indivíduo. A literatura ensaia toda sorte de amor, porém o mais interessante é que nunca o trata como submissão, mas com fonte de inspiração. Poder é, então, fonte de inspiração para aqueles o qual se dirige.
         Também, deve-se atentar para o fato de que o ditador é uma aberração, é o desvio do poder, na maioria das vezes, é a máscara de pessoas de personalidade fraca, escondida atrás de uma figura poderosa ou, muitas vezes, um covarde, que se amoita por trás de uma fachada de valente.
         Esta personalidade autoritária é construída, muitas vezes, ao longo de uma vida em que determinadas pessoas foram expostas a pais carrascos, mães dominadoras ou professores abusivos. Pessoas que ficam marcadas para o resto da vida, por este comportamento de autoafirmação. Então, não aprendem a fazer uso adequado do poder, logo não conseguem se entregar para o amor, o verdadeiro amor é justo, e, consequentemente, o autoritário tem grande dificuldade em fazer justiça. Justiça não é ficar do lado do mais fraco, é princípio moral. Um livro muito conhecido na área do Direito, retrata muito bem esse sentimento "A REPÚBLICA" de Platão, nele , podemos entender que “justiça é o que reserva a cada um em sua parte, seu lugar, sua função, preservando assim a harmonia hierarquizada do conjunto". Enfim, a JUSTIÇA não existirá se a fizermos de acordo com que achamos certo, e sim com que é certo.
         O resultado de toda esta avalanche de emoções, é que, o autoritário, subjugado pela falta de poder e de amor, algumas vezes, são pessoas boazinhas, noutras vezes são cruéis. Perdem o liame do equilíbrio, da sensibilidade e flutuam entre a vítima e o carrasco. É muito comum, pessoas com este perfil, sentir-se mais próximo dos fracos e frágeis, já que estes o fazem sentirem-se mais senhores de si. Já que nunca serão ameaças verdadeiras e por conta disso, não vão abalar suas muralhas bem construídas. E necessário tratar o poder com consciência e bom senso, a fim de que as relações não se compliquem mais do que já são, caso contrário, haverá muita dor, tristeza e lágrimas de ambos os lados. Pelo menos é o que penso por agora...

54 comentários:

  1. PROFESSORA MUITO BOA ESSA REFLEXÃO. POIS, AS PESSOAS CONFUNDEM MESMO O AUTORITARISMO COM O PODER. LOGO, O PODER É QUANDO UMA PESSOA DESEJA INTENSAMENTE O QUE QUER E LUTA COM TODA SUA ALTOESTIMA ENFRENTANDO OS OBSTÁCULOS E LUTA COM O AMOR TAMBÉM. O AUTORITARISMO NÃO,SER AUTORITÁRIO É QUANDO UMA PESSOA ACHA QUE É BOM (A)SUFICIENTE E NÃO PRECISA DE NINGUÉM, NA VERDADE O QUE FALTA NELA COMO ASENHORA MESMO DISSE É O PODER E O AMOR. ALUNA: LARISSA ISYS. TURMA:2001

    ResponderExcluir
  2. Professora Mel,achei bem interessante sua reflexão.Na minha opinião,eu concordo plenamente,o poder não está relacionado com a autoridade,hoje em dia muitas pessoas são influênciadas pelo "poder" das outras pessoas,agora está se tornando comum as pessoas serem influênciada a comer,a se vestir,a beber,a não terem suas proprias opiniões,pois são influêntizadas por pessoas que acham que tem poder.Em pleno seculo XXI,as pessoas parecem sombras das outras.Bom professora eu não sei se estar certo o que eu escrevi,mais foi isso que eu entendi na reflexão que a senhora escreveu.

    ALUNA: TAMARA FERREIRA MARQUES / TURMA:2001

    ResponderExcluir
  3. Professora eu achei muito interresante essa reflexão ,eles pensavam por agora que haveria muita dor ,tristeza e lagrimas de ambos aos lados , e que naquela epoca muitas pessoas comum com este perfil de sentir-se , mais proximo dos fracos e frageis. como a senhora disse , na verdade o que falta neles todos e o poder e o amor entre eles . Então professora eu concordo plenamente que o poder não esta relacionado com autoridade em hoje em dia .

    ALUNA :JULIA BARBOSA VAZ TURMA:2001

    ResponderExcluir
  4. De acordo com a reflexão, basicamente o que entendi foi que a senhora associava o poder ao amor, como se quem pode tudo também pode amar! Mas no decorrer do texto, entendi e concordei com a opinião do "colega", porque o poder não pode está associado ao amor, pois quem ama não tem posse do amado, poder se liga a justiça, autoridade, porém não está associado totalmente, coisas incomum com o amor! Um exemplo disso, você não pode querer mandar em que se está amando (autoritarismo).
    Em relação ao poder não se associar a autoridade, concordo plenamente. Não será todos que tem poder, autoritário, mesmo com todas as influências de hoje em dia, cada um tem o seu livre arbítrio e não precisa seguir a risca todas as "regras" ditas por quem tem o poder em mãos.

    Mariana Ferreira de Souza
    turma: 2001

    ResponderExcluir
  5. Olá, professora Mel. É interessante seu pensamento, fez com que eu questionasse certas coisas. Porém, confesso que, em partes, não estou de acordo. Concordo sim que as pessoas confundem autoridade com o autoritário, isto é evidente. Como foi citado no texto, até as “bem letradas”. E também concordo com a descrição de poder dada pela senhora, na qual foi a seguinte: “(...) o potencial que uma pessoa possui, e que lhe permite influir no pensamento, opinião e até no comportamento de outros.” Bem, pelo que eu entendi, a senhora relacionou o amor a isso, tornando-o semelhante ao mesmo. Como se, para ter domínio do amor, devesse haver também certo domínio sobre a pessoa amada. Essa minha conclusão deve-se a frase a seguir: “(...) o poder/amor do qual sigo falando, é ponto de equilíbrio para se relacionar adequadamente com os outros, seja qual for a posição.”
    Em minha opinião, não é necessário o poder para se relacionar com pessoas. Porém, se você quer conhecer a mesma, dê a ela o poder. Já dizia Abraham Lincoln: “Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”
    Portanto, esta é minha opinião.

    Julia L. Cordeiro de Caires.
    Turma: 2001.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. realmente até os bem letrados fazem coisas que não são dignas de "animais racionais"
      A momentos de ser objetivo e a momentos de ser subjetivos, uma pena que existem pessoas confundindo esses momentos, muitas vezes prejudicando outras pessoas

      Excluir
    3. concordo plenamente Julinha!!! belo exemplo... Abraham Lincoln grande homem!!

      Excluir
  6. Bom, concordo com sua semântica do inicio ao fim. Muitas pessoas, até as mais instruídas, tendem a ter o conceito de "autoridade",como uma coisa ruim. Sendo que, só é autoritário aquele que batalhou pra conseguir essa denominação e aquele que tende a ter o privilégio, como a senhora disse, de decidir e obedecer sem se impor a algo. E o amor é isso,é a batalha dia após dia, é o respeito, e decisão. O amor não é submissão, nem autoritarismo. O amor é equilíbrio. E fazendo suas as minhas palavras, concordo que o amor é igual ao poder. Só ama, quem pode.
    Maria Carolina Soares
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite professora, de acordo com o que li sobre o seu pensamento, acredito que a senhora esteja mesmo certa. Quando falamos de "poder" as pessoas pensam em posse, egoísmo, autoridade. Em uma relação quando citamos a palavra " poder " pensamos no líder que é sempre aquele que pensa em si, que conjuga tudo na primeira pessoa e se preocupa em fazer que os roteiros sigam o seu ritmo, as suas vontades. Porém quando o assunto é amor o poder vai muito além de autoridade, mas sim como a própria reflexão diz " É primoroso perceber que poder, na acepção certa da palavra, é o potencial que uma pessoa possui, e que lhe permite influir no pensamento, opinião e até no comportamento de outros. Este é poder! Nada tem a ver com ditadura, autoritarismo, domínio, submissão cega a um determinado comando de uma pessoa hierarquicamente superior. "
    Muitas vezes, assim como o seu "colega" julgamos antes de saber do que se trata . Um simples " Poder " pode ter um significado muito mais justo do que apenas o mais conhecido " Ditadura ".

    Larissa Amorim Barros
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  8. Rafael Barbosa turma:2001
    O pensamento humano é muito complicado, não podemos dizer que existe algo certo ou errado, cada um tem um jeito de pensar, cada um vai ter experiencias completamente diferente, ou então experiencias parecidas ou iguais, porem vão tem um pensamento diferente, com isso já podemos observar a critica do ser humano, mesmo que interna e sem demonstrar.
    Associar os sentimentos de uma pessoa, no caso o "Amor", com algo como o "Poder", é muito complicado.
    Afinal o "Poder" ele é só ruim? Todo "Amor" é bom? Até que ponto eles tem relação?

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu senti muito a presença da autoridade, não como pessoa autoritaria e sim que a palavra de uma pessoa pode ter autoridade, conforme foi dito no texto "atentar para o fato de que o ditador é uma aberração, é o desvio do poder, na maioria das vezes, é a máscara de pessoas de personalidade fraca, escondida atrás de uma figura poderosa ou, muitas vezes, um covarde, que se amoita por trás de uma fachada de valente." Um comentario pode deixa uma pessoa instavél, e que faça que ela tome decissões contrarias aos seus principios.
    Jade Alvarenga turma : 2001

    ResponderExcluir
  10. O que eu entendi foi que, por mais que seja imposto um certo "poder" a uma certa pessoa, essa pessoa não deve abusar do mesmo. Levando em consideração que a nossa sociedade hoje em dia não traz autoridade como um objeto de bem, podendo ser usado para corrigir e fazer o bem, mas para ser abusivo, para se achar mais que os outros. E que eu não concordo totalmente que o poder está relacionado ao amor diretamente, diria que o poder está mais relacionado à justiça e quem tivesse o poder deveria utilizá-lo para o correto.


    Jocsã Lima dos Santos - 2001

    ResponderExcluir
  11. Professora concordo com tudo que você escreveu, só que na teoria. Por que infelizmente o que vemos na pratica é o contrario. Vemos as pessoas que tem o poder nas mãos, que poderiam usa-la com amor e fazer a diferença se deixando levar pela ganância, autoritarismos, egoísmo, seduzidos pela luxuria. Talvez seja por isso que seu amigo descorde de você, por causa da dura realidades que vivemos. Mas vamos ter esperança nos poucos mais verdadeiros lideres aqueles em que o amor caminha de mãos dadas com o poder.

    Mariana Henriques Gonçalves
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  12. Penso no texto 'A semântica do Discurso' e reflito que a vida não é só feita de ''poder'' como influência para comportamentos de outros, mas está devidamente relacionada na má formação desse ser, pois este certo ''poder'' leva a um autoritarismo que foi adquirido.
    Com isso, pessoas que tem influência para a sociedade em sua volta, levam consigo uma carga de autoritarismo, o que distorce os padrões do verdadeiro amor. Concordando com a citação de que este autoritarismo é construído pela família e pessoas na qual se convive. Estas então tem uma capacidade de influenciar, pois normalmente é o primeiro contato que temos. Mas nem sempre ocasionado por isto.
    Assim, Amor X Poder, não necessariamente é estabelecida uma relação, pois um sentimento comparado a uma característica modifica-se valores.

    Aluna: Vitória Carvalho
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente. Nos tempos de hoje as pessoas confundem muito autoridade com autoritário. Autoridade é como a senhora disse ter o poder de se fazer sem impor, ser respeitado e as pessoas confundem muito isso com o poder de mandar, querer influenciar umas as outras, obrigar, dominar e não é bem assim. Poder é igual ao amor sim, pois quando você ama, você trata a pessoa da melhor maneira possível, você respeita e na minha opinião esse é o poder/amor em qual a senhora cita em sua reflexão "é ponto de equilíbrio para se relacionar adequadamente com os outros" É o amor ao próximo.

    Luana Duarte
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  14. bancana essa discuçao pq quem é autoridade sobre nos nen precisa ser autoritario mas engraçado que quem nao tem nenhuma autoridade é autoritario abeçao mas concordo plenamente !!!!!

    ResponderExcluir
  15. Gostei do texto e concordo na parte em que a senhora diz que ¨(...)O poder/amor do qual sigo falando é ponto de equilibrio para se relacionar adequadamente com os outros(...)¨
    Atraves do amor ganhamos o carinho das pessoas, e pelo poder ganhamos o respeito. É uma pena que muitas pessoas acham o poder mas importante do que o amor e muitas delas acham que esses dois não se misturam. Sendo assim gente com esses pensamentos ficam á cada dia mais egoistas e sen uma base correta para dizer o que é a verdadeira justiça e autoridade. Então tendo poder mas tendo bom senso vamos ser melhores em TUDO !!

    YASMIN GOMES SOARES
    TURMA: 2001

    ResponderExcluir
  16. Bem professora pelo que eu entendi, esse texto se trata de pessoas e sua diversidades de personalidades, e tambem explica muitas atitudes, como as pessoas atoritarias , e tambem explica sobre como devemos agir com as pessoas.Em geral esse texto e um texto de auto ajudar para lermos e refletirmos sobre.

    Jean Anacleto Menezes
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  17. Bom professora,eu concordo quando a senhora diz que "Deve-se observar que, muita gente, mesmo as chamadas “bem letradas”, pode confundir autoridade com autoritário e seguem equivocando-se, quando deixam de levar em conta que autoridade é um direito conquistado, uma posição que confere o privilégio de decidir, atuar, de se fazer obedecer sem impor."
    Mas descordo quando a senhora diz que o "poder/amor , é ponto de equilíbrio para se relacionar adequadamente com os outros, seja qual for a posição.” Pois para mim é o medo que está anexo ao poder, e o que se liga ao amor seria o respeito que espelha a autoridade que é conquistada pela pessoa. Então o respeito esta unido ao amor e o medo/poder está ligado ao desprezo, eu digo um poder autoritário!!

    Anderson Moreira Carvalho
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  18. Com base no texto,concordo que o "poder/amor e o ponto de equilíbrio para se relacionar adequadamente com os outros",pois com o poder as pessoas exerce autoridade mas inspira pensamentos opinião e comportamento de outras pessoas,e o amor e amar ao seu semelhante, desse jeito vai procurar entender as pessoas da melhor forma.
    É que muitas pessoas confundem autoridade com autoritário, sendo que as duas não tem nada a ver, autoridade e algo que pessoas tem por exercer conhecimento,ou um cargo especifico, e ele é respeitado.E autoritário e imposição pela força.

    Cirlene Bárbara Martins do Nascimento.
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  19. Concordo que é desconfortavel tratar do poder quando o assunto citado sao:"relaçoes intimas".O poder utilizado de forma contrária,pode desestruturar completamente uma relação.Já a justiça e um grande instrumento para a felicidade de um casal,pois justiça passa o que é certo e o certo é o ideal,até para se fazer merecedor da "felicidade".Porque pra uns o amor verdadeiro é aquele que é feliz e para outros todo amor tem seu lado monstro,negro,obscuro;o que o torna completamente sombrio repleto de lágrimas e dor por nao sentir-se satisfeito com o parceiro ou com sí próprio.
    Quando você conquista os direitos e previlégios de opinar,decidir sem se mostrar frágil ou com medo,voce adquiri a justiça em sí.Pois todos temos direito a expressão de pontos de vistas pessoais,mas que muitas vezes deixamos de cumprir por medo,insegurança...Por isso concordo com o que foi dito no texto"Pensamentos Íntimos".Alias se em todo amor obtivesse justiça e o poder bem administrado,haveria mais satisfação dentre as relações,porém muitas vezes as relacões íntimas são destruídas por falta de saber.
    Aluna: LARISSA CRISTINA DO E. S. ZURMELE Turma:2001

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente, a justiça tem uma explosão de significados, usualmente é, praticar o que é direito; Por segundo, a política (que no caso é democrática, teoricamente) que é uma combinação de políticos que trabalham (ou deveriam trabalhar) para o bem de TODOS; Por último, temos o amor, que, particularmente, não se tem capacidade para descrevê-lo. O amor é absoluto, sincero e delicado. Seria uma heresia jogá-lo em meio as palavras;
    Partindo deste princípio pode se debater este triângulo. Onde, se um despencar, o resto cai em meio ao vão. Porque a justiça está para o amor, assim como, o amor está para a justiça. A política está para o amor, assim como, o amor está para a política. A justiça está para a política, assim como, a política está para a justiça.
    Amar o que se faz é essencial. Ao escolher uma carreira deve ser maduros e sigilosos, o suficiente a ponto de pensar que uma escolha mal feita afeta os anos profissionais e, também, os que vão rodear este universo. Ser profissional compreende ser astuto, competente e, o mais importante, escolher o futuro sem pensar em remuneração e/ou por exclusão de caminhos adjacentes.
    É importante entender que a vida do político é tão visada quanto as rédias da igreja. Nem Jesus Cristo agradou a todos, mas, os governantes.. dão dó ! (OBS: Somos nós quem direcionamos a estabilidade social deles)
    Em sã consciência, qualquer um julga o político por não fazer seu trabalho como deve. Porém, hoje, será diferente, porque se sente a necessidade da participação do povo.
    Ser político engloba ter caráter, carinho, sangue frio e estar cara a cara com as mudanças .. eles não agem conforme o regulamento, mas, a quem é direcionada a saúde pública? Para quem é o investimento da educação? Não é para o povo ?! Então, onde ele está?
    E com o tempo, percebe-se que o amor já não pertence a esse triângulo. Que o povo está na frente da televisão. E que o político é só mais um. Mercenário !
    Alice Brito T.: 2001

    ResponderExcluir
  21. Bom, em parte entendo seu colega, não que ele esteja certo, pelo contrario, acho que está enganado ao fazer tal afirmação, mas o entendo, isso pelo simples fato de o poder estar muito ligado ao autoritarismo, ao meu ver quase todos que tem poder são autoritários, pois não entendem que não necessitam da '' brutalidade'' autoritária, não entendem que já tem poder. Desde que ganharam tal ''poder'' sendo autoritários, imaginam ser a forma de não perder o poder continuar oprimindo, poucos são sábios a ponto de reger com maestria seu poder, quem tem poder deve achar que por ter poder pode usa-lo da forma que quiser, mas se tem uma verdade é que muitos deles são frágeis por dentro e mostram essa muralha (que na verdade é um murinho de tijolos de barro) por fora para que os outros que vivem ao seu redor tenham medo e não tentem enfrenta-lo,já que eles sabem que são frágeis, mas o que ninguém sabe é que essa fachada de durão ou durona pode ser derrubada, e só pode ser derrubada com amor que é antidoto autoritário (todo mundo fica bobo quando ama, que por um acaso é igual a poder.

    Beatriz Wenceslau ... Turma : 2002

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para mim o amor não precisa ter controle nem justiça e autoridade para andarem juntas.o amor não é uma emoção ruim.o amor é uma emoção poderosa,uma emoção muito grande,uma emoção plena , uma emoção que nós deixa fora de controle.(e para quem é maníaco por controle,isso é ruim),(nós deixa bobo,acho que é uma química do ser humano, quando se amor,começa mos enxergar tudo de uma ótica diferente,tudo muda. o amor é tudo,se dar,tudo sacrifica sem esperança de retorno,por isso acho que esse sentimento tão forte não anda junto com justiça e autoridade e poder.

      Excluir
  22. Professora achei bem legal a sua reflexão. Porém, nao acho que o amor esteja relacionado a questão do poder.
    Porque, em uma relação eu acho muito importante a igualdade, o que eu nao quero pra mim eu nao vou fazer com o proximo.
    Sendo assim, tendo o poder eu nao vou ter igualdade, vou sentir o poder da autoridade e de uma maneira ou de outra, eu vou querer mandar e até
    fazer com que o meu parceiro faça coisas que nem ele queira. No trecho ''É preciso entender que o poder/amor do qual sigo falando, é ponto de equilíbrio para se
    relacionar adequadamente com os outros, seja qual for a posição'' Tendo o poder da autoridade, logo vem o egoísmo, o desejo de posse, o que faz perder o equilíbrio,
    para se relacionar e ter uma igualdade entre ambas parte. Por isso concordo com o seu ''colega'', uma pessoa que sente autoridade relacionado a outra pessoa , perde a sensibilidade
    e acaba fazendo injustiça, porque uma pessoa autoritária acha que sempre tem razão. Pelo menos esse é o meu ponto de vista ..

    Por: Edilane Silva Turma : 2001

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o texto e achei muito interessante , na minha opinião o texto retrata a situação do poder e do amor ,o poder vem do potencial , da opinião e do pensamento da pessoa , o poder e o amor são pontos de equilibrio para se relacionar com os outros , concordo plenamente com essa parte pois sem dialogo ,sem amor é impossivel se relacionar ! Juan Andrade Turma: 2001

    ResponderExcluir
  24. Concordo em pontos sua reflexão professora ! Para cada momento existem vários situações! Tem algumas pessoas que aproveitar o amor de uma pessoa pra domina-lá , ter a sensação do poder e já tem outras que não .. que acham que o amor não é só a questão do poder , da injustiça ! Amor é a felicidade entre duas pessoas .. momentos para ser curtidos , de alegria !Para se relacionar bem com uma pessoa não precisa do poder e muito bem do amor , respeitar o próximo acima de tudo !

    Por : Tatiana Moura Turma:2001

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que uma pessoa que tem o privilégio de ser uma autoridade tem que saber usar tal responsabilidade para fazer o bem e não para o mal! Se cada pessoa que tem certa autoridade usa-se-a para o bem e não para o mal com certeza viveríamos num mundo melhor!

    ResponderExcluir
  26. Condordo. Hoje em dia é comum as pessoas confundirem autoridade com o termo autoritário.
    E como foi bem colocado no texto,o autoridade é quando a pessoa tem o poder,saber que tem esse poder e usa-lo de forma certa, sem impor suas vontades ao outro e o autoritário é aquele que tem o mesmo poder,mas não sabe usar de forma correta,assim impondo suas vontades ao outro e desse jeito não sendo respeitado.
    No amor,as pessoas autoritárias tem mais dificuldades em ter um relacionamento saudável e feliz,pois quer impor sua opinião e vontade, não ouvindo o que a outra pessoa têm a dizer e o que tem autoridade já fica mais facil, para ter um relacionamento feliz pois sabe ouvir do outro suas vontades e assim fazendo uma troca.
    Na justiça,onde existe o justo e o justiceiro.O justo é aquele que faz o que é certo,independente da sua concepção, esse seria aquele que tem autoridade e o justiceiro é aquele que faz justiça, mas essa seria a da sua concepção, esse seria o autoritário.

    Evelyn Sidreira Dias
    2001

    ResponderExcluir
  27. Realmente, uma reflexão muito boa. Veio muito bem a calhar no momento. Mas, particularmente, eu penso que o amor e o poder andam juntos. Pare pra pensar, se uma mãe mandar seu filho fazer algo, ela estará impondo seu poder sobre ele. Por quê? Simplesmente pois ela o amo. Existem casos que o amor deve sim andar junto ao poder/autoridade. Mas um fato também, é que assim que falamos em "amor" , todos já pensam instantaneamente em relacionamentos (namoro, casamento, etc...). Precisamos saber que o amor não se resume à isso, é algo bem maior. Que em casos deve-se tratar com poder, mas já em outros casos deve-se tratar com igualdade para que não aja conflito. Pois se tratando de um relacionamento, deve-se sim ter igualdade e flexibilidade para com o outro.

    Aluno: Gabriel Faro
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  28. De acordo com a reflexão, basicamente o que entendi foi que a senhora associava o poder ao amor, como se quem pode tudo também pode amar! Mas no decorrer do texto,AS pessoas preferiam ser o ser "autoritário" em vez de compartilhar seu amor com os outros.
    Existem casos que o amor deve sim andar junto ao poder/autoridade.Mas isso so acontece por causa do poder

    Victor Hugo
    Turma 2002

    ResponderExcluir
  29. Eu concordo com sua opinião expressada no texto. Eu já vinha pensando em um assunto muito parecido com esse da questão das pessoas não entenderem o real significado da palavra, á um tempo. Isso acontece muitas vezes com outras palavras também. Enfim, acredito sim que precisamos desse "poder" para termos uma boa relação com as pessoas, e principalmente com nós mesmos. Vejo esse poder interior do qual você fala da mesma forma, como um equilíbrio para nós. O poder de conseguir ouvir aos outros mesmo mantendo sua opinião, o poder de saber respeitar, ajudar, dá de si para o próximo... e isso é amor. Amor é poder e poder é amor. Essa ideia fica muito clara para quem tem o PODER de ter a mente aberta, para quem consegue refletir e interpretar também. O texto é muito inteligente e me fez refletir em vários pontos, e até enxergar o que eu não enxergava antes, porque eu provavelmente de cara iria pensar que o poder do qual você se refere, é o poder autoritário também.

    NOME: FERNANDA BATISTA / TURMA: 2002

    ResponderExcluir
  30. Em concordância com a senhora e com os alunos, foi se época em que autoridade, era algo que se conquistava, pois hoje em dia... como diz a frase: Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Nessa frase, observa-se que não é preciso conquistar a autoridade, qualquer um pode mandar em quem quiser e quando quiser, pois o mundo esta tão perverso que todos tem medo de todos.E sim, em alguns casos pode-se dizer que as pessoas sejam brutais devido a problemas familiares, sociais, etc.. Porem são raros os casos hoje em dia, muita das vezes as pessoas já crescem com o desejo de ser autoritários, mais não da maneira correta. Em relação ao poder, que honra em te-la, através dela ganhamos respeito, a honra que merecemos. E com certeza o que me chamou atenção foi que o "poder/amor e o ponto de equilíbrio para se relacionar adequadamente com os outros" , sim concordo, mas cada um dentro do seu limite, impondo opiniões, sugestões, jamais querendo ser superior a ninguém seja em qualquer convívio.
    NOME : ANA FLÁVIA MATOS / TURMA: 2002

    ResponderExcluir
  31. Eu concordo com a sua Reflexão, ainda mas no trecho em que você diz que o poder/amor e uma arte e um Ciência, pra mim foram usadas as palavras Exatas e umas das coisas mais interessantes é que a sua reflexão pode se aplicar na vida de todos que a lerem, especialmente quem passa por problemas emocionais.. Em poucas palavras Curti muito a sua reflexão, parabéns '-'

    Nome: Carlos Gomes
    Turma: 2002

    ResponderExcluir
  32. Professora, o Gabriel Faro disse tudo, achei interessante essa opinião da senhora, porem não acredito muito que a Justiça ande muito com o Amor, pelo contrário, isso falta, falta bastante, nos tempos de hoje o amor é levado na brincadeira, não só o amor, como a Justiça !

    Nome: Diego Candido / Turma: 2002

    ResponderExcluir
  33. Professora , eu também com concordo com "colega ". O amor, que, particularmente, não se tem capacidade para descrevê-lo. O amor é absoluto, sincero e delicado. Seria uma heresia jogá-lo em meio as palavras; . porque o poder não pode está associado ao amor, pois quem ama não tem posse do amado, poder se liga a justiça, autoridade, porém não está associado totalmente, coisas incomum com o amor .

    Stefani rodrigues de abreu
    T: 2002

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Exelente Texto, pois realmente numa relação intima enfrentar o poder é uma questão totalmente desconfortavel mais necessaria. Realmente o amor,a justiça e o poder estão em comun, num forte ciclo vicioso, além disso a pessoa ou parceiro pode ficar chateada e terminar a relação, o poder e uma coisa importantissíma em qualquer relação e ser autoritario não é uma coisa tão ruim e um ditado explica muito isso " manda quem pode, obedece quem tem juízo". Saber usar o poder e autoriedade é essencial.

    ResponderExcluir
  36. Concordo professora, o amor tem a ver com o poder porque quando se você está se relacionando com um alguém , você tem que impor as suas opiniões a sua autoridade, por exemplo quando o seu (a) namorado (a) for sair com uma amiga você tem que impor a sua opinião mostrar que você ta ali pra dizer o que você gosta e o que você não gosta, porque não só basta amor para um relacionamento ir pra frente. Acho sim que o amor tem a ver com o poder, mas o problema e a fazer isso na pratica hoje em dia, porque muitas vezes como foi citado no texto tem gente que se aproveita do amor da pessoa a fragilidade da pessoa para se "aproveitar" dela como se ela fosse uma qualquer mas não demostrando que ela e só um pessoa qualquer na vida dela (e) mas sim mostrando ser um alguém muito especial, iludindo a pessoa porque hoje em dia e assim tem mais ilusão que amor. Eu acho sim que tem a ver amor com o poder, o problema é que muita gente vai dizer que não tem a ver porque hoje em dia o amor está sendo tradado como lixo, porque ninguém impõe a sua autoridade a sua opinião.

    Larissa Miranda
    Turma: 2001

    ResponderExcluir
  37. Professora, achei um pouco complexo, mas acabei entendendo, a minha opinião é que pessoas confundem o inconfundível, como poder e juntiça, a justiça tem poder, mas o poder não tem a justiça, penso também que as pessoas tem que ter mais personalidade para a decisão, muitas pessoas de influênciam com facilidade e dispresam suas próprias opiniões e interesses, com mais carinho, compaixão e o principal que é a paciência
    Igor lobato
    turma:2002

    ResponderExcluir
  38. Professora achei o texto completo pois aborda assuntos que pra mim sao bastantes polemicos , pois o amor são poucos que amam ea justiça nesse nosso pais e bastante fraca não tem nem uma lei que de jeito nos crimes e delitos que acontecem a justiça aqui no Brasil e bastante digamos assim nao rigorosa .
    Hendriky Almeida
    Turma : 2002

    ResponderExcluir
  39. Não concordo e nem discordo, pois, hoje em dia muitas pessoas são influênciadas pelo "poder", um exemplo é a mídia, mas não acredito que ao mesmo tempo que ela influencie as pessoas, ela também as ame, mas acredito também que só ama quem pode, enfim, poder e justiça na minha opinião tem tudo a ver, basicamente a mesma coisa, mas não acredito que o amor seja igual a justiça, pois um lida com a razão e o outro com os sentimentos, o amor não é submissão, nem autoritarismo, muito pelo contrário.
    Douglas Rodrigues
    turma:2002

    ResponderExcluir
  40. Concordo plenamente. Nos tempos de hoje as pessoas confundem muito autoridade com autoritário.Eu já vinha pensando em um assunto muito parecido com esse da questão das pessoas não entenderem o real significado da palavra, á um tempo. Isso acontece muitas vezes com outras palavras também. Enfim, acredito sim que precisamos desse "poder" para termos uma boa relação com as pessoas, e principalmente com nós mesmos. Vejo esse poder interior do qual você fala da mesma forma, como um equilíbrio para nós

    Nome: Ianca Oliveira Nobrega / Turma: 2002

    ResponderExcluir
  41. Concordo com você professora "O poder/amor do qual sigo falando é ponto de equilíbrio para se relacionar adequadamente com os outros."com o amor ganhamos o carinho das pessoas ja o poder da autoridade muitas pessoas confundem esse poder que tem com a autoridade e o autorizar ..

    thamires maciel 2002

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. De acordo com a reflexão POIS, AS PESSOAS CONFUNDEM MESMO O AUTORITARISMO COM O PODER.O amor não é submissão, nem autoritarismo. Acho sim que o amor tem a ver com o poder, mas o problema e a fazer isso na pratica hoje em dia.

    Nome: Daiane Rodrigues / Turma: 2002

    ResponderExcluir
  44. Eu concordo. Hoje em dia é comum as pessoas se confundirem com autoridade com o terno autoutario . Uma pessoa que tem o privilegio de ser uma autoridade que tem que saber usar '' nome : Alana de paula turma : 2002

    ResponderExcluir
  45. Concordo com você professora, muitos confundem autoridade com autoritário e defendem oque acham certo sendo que tem que defender ou julgar oque é realmente certo!
    Ana Luiza - 2002

    ResponderExcluir
  46. Concordo com você professora, o poder é enxergado na maioria das vezes só como via de autoridade. Mas poder é o direito de agir, decidir, mandar, por isso ligamos poder mais a área politica. De acordo com a informação anterior, para ligarmos amor com poder, devemos citar o amor de uma mãe para com seu filho. Ela exerce o poder sobre ele, ela decidi o que o filho pode ou não fazer, o que é bom ou não para o filho. Creio que isso seja a relação de poder com amor, mas as pessoas também consideram poder como força. Para que relacionamentos deem certo, tanto amorosos, afetivos e etc... deve haver uma submissão de ambas as partes, havendo um respeito das partes. Por tanto poder também é submissão e respeito ao próximo. Essa é minha opinião.

    NATHÁLIA CREDER - 2002

    ResponderExcluir
  47. Concordo com sua reflexão em partes , professora . Também penso que, o poder e amor podem andar juntos sim .E como já dizia Carlos Jung :Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro. O ser humano é responsável por tudo quanto faz. Melhor dizendo, por tudo que ele emana, sejam pensamentos, palavras ou ações. Ele é responsável, porque tudo o que ele insere na sociedade, retorna a ele de alguma forma, seja bom ou ruim ..

    Nome: Maiara Ribeiro / Turma: 2002

    ResponderExcluir