segunda-feira, 28 de julho de 2014

Parnasianismo X Simbolismo- 2ª série 3º Bimestre

Vamos a mais um estudo ?

Parnasianismo X Simbolismo

Parnasianismo

Assim como toda escola literária depois do Romantismo, o Parnasianismo surgiu na França, em meados do século XIX, contemporâneo ao Realismo e ao Naturalismo. E assim como o Realismo e o Naturalismo, o Parnasianismo surgiu como reação ao lirismo romântico, criando uma poesia objetiva e impessoal (ao contrário da romântica que era subjetiva e pessoal). Os poetas parnasianos ficaram conhecidos por sua obsessão pela perfeição formal ou estética dos poemas. Tal perfeição pode ser observada em seu vocabulário (escolhido minuciosamente e com palavras rebuscadas, tanto que eram chamados de "poetas do dicionário"), na métrica dos poemas (preferência pelo soneto, que tem forma fixa - versos Alexandrinos, com 10 sílabas, ou dodecassílabos, com 12). Tal busca pela perfeição é explicada pelo lema parnasiano de fazer a "arte pela arte", ou seja, sem engajamento nenhum, seja social, político, religioso ou pessoal. Com isso, seus temas são bem restritos, como os temas mitológicos (perfeição), metalinguísticos (falando sobre o trabalho do verso), descritivos (falando sobre a arte ou objetos de arte)... Nos metalinguísticos, os poetas geralmente comparam seu trabalho com o de um ourives, engenheiro ou arquiteto, que cuida para que seu trabalho atinja a perfeição, mesmo que isso demande muito esforço.

Os três principais poetas parnasianos, conhecidos como Trindade Parnasiana, são:

Olavo Bilac: ganhou o título de "Poeta das Estrelas", com cadeira na Academia Brasileira de Letras. Seu poema tratava do amor, de forma erótica (mas colocando a perfeição formal em primeiro lugar)
Raimundo Correa: o mais "quadrado" dos três, se preocupava demais com a perfeição formal.
Alberto de Oliveira

Simbolismo

O Simbolismo surgiu na França após o Parnasianismo, no final do século XIX, como reação ao cientificismo materialista dos realistas/naturalistas/parnasianistas. Foi a volta à temática subjetiva do Romantismo, do Barroco e inclusive da Idade Média. No lugar da poesia dedutiva do parnasianismo (ou seja, uma poesia objetiva), os simbolistas elaboraram poesias indutivas (sugestivas, subjetivas, não-lógicas, emocionais).
Como forma de aumentar ainda mais essa subjetividade e essa fuga do lógico e do real, os simbolistas apoiaram suas obras na Música, considerada por eles a mais emocional, mais completa e subjetiva das artes; e para buscar musicalidade no texto, eles usavam frequentemente a aliteração e a assonância (repetição de consoantes e vogais, respectivamente).
Como queriam fugir do mundo material, o mundo espiritual era um tema constante para os simbolistas, que usavam, muitas vezes, termos ritualistas (usados em cultos religiosos). O EU também é extremamente valorizado, sendo que a função emotiva e a poética convivem na maioria dos poemas.

Principais autores:

1.      Cruz e Sousa: poeta do branco (usava a cor para dar mais espiritualidade temática, como muitos dos simbolistas que usavam o roxo, o azul e o cinza (cores frias e bucólicas).
2.      Alphonsus de Guiumaraens: extremamente espiritualista, busca nos ritos católicos os temas para seus textos.

1. Marque a afirmativa correta:
a)      O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia.
b)      O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c)      O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d)      O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e)      O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.

2. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:
a)      culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza;
b)   preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;
c)      predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos;
d)      teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo;
e)      sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.

3. Não caracteriza a estética parnasiana:
a)      a oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b)      A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.
c)      A obsessão pelo adorno e contenção lírica.
d)      A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.
e)      A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.


 4. E sobre mim, silenciosa e triste,   
       A  Via-Láctea se desenrola     
      Como um jarro de lágrimas ardentes. (Olavo Bilac)

Sobre o fragmento poético não é correto afirmar:

a)      A “Via-Láctea” sofre um processo de personificação.
b)      A cena é descrita de modo objetivo, sem interferência da subjetividade do eu-poético.
c)      A opção pelos sintagmas “desenrola” e “jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros.
d)    Há predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e)      A visão de mundo melancólica do emissor da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.

5. Com relação ao Parnasianismo, é correto afirmar:
a) É sentimentalista;
b) Assume uma visão crítica da sociedade;
c) Seus autores estiveram sempre atentos às transformações do final do século XIX e início do seguinte;
d)  O seu traço mais característico é o endeusamento da forma;
e) Seu poeta mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno à arte barroca.

6.  Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:
a)      Procura evocar a realidade e não descrevê-la minuciosamente.
b)   O poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade.
c)      O valor musical dos signos lingüísticos é um efeito procurado pelos poetas.
d)     O simbolismo mantém ligações com a poética romântica.
e)      O tema da morte é valorizado pelos simbolistas.

7.  Assinale a única afirmação coerente com as características do movimento simbolista:

 a)  Algumas obras são bastante herméticas, justificando a referência a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.
b)      Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e de um penumbrismo no ambiente.
c)      Nas obras há um predomínio dos fatos fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestações da matéria.
d)      Preferência pelos assuntos da época, marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.
e)      Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.

 8. Das alternativas abaixo, indique a que não se aplica ao Simbolismo:

      Visões, salmos e cânticos serenos,
      Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
      Dormências de volúpicos venenos
      Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...
      Infinitos espíritos dispersos
      Inefáveis, edênicos, aéreos,
      Fecundai o Mistério destes versos
      Com a chama ideal de todos os mistérios.

a)      Valores fonêmicos como elemento estrutural.
b)      O emprego adequado de símbolos.
c)      Alucinações sinestésicas.
d)   Exatidão descritiva.
e)      Um código novo e requintado.

9. O simbolismo caracterizou-se por ser:

a)      positivista, naturalista, cientificista;
b)   antipositivista, antinaturalista, anticientificista;
c)      objetivo – racional;
d)      uma volta aos modelos greco-latinos;
e)      subjetivista – materialista.

10. Assinale a afirmação que não corresponda ao Simbolismo:

 a) Evocar os objetos pouco a pouco, através de um processo encantatório que caracteriza o Simbolismo.
 b) Correspondência e inter-relações de sentidos, sinestesias.
 c) Vida literária marcada pela excentricidade, artifício, insânia.
 d) Vida introspectiva, o homem voltado para dentro de si mesmo, levando-o à duvida, as perguntas angustiantes.
 e) Arte poética como fruto do consciente.

(UFPE) O Parnasianismo teve como principais características o princípio da arte pela arte, o rigor formal, a objetividade (eliminação do eu), o descritivismo e o retorno à temática greco-romana. Entre os versos abaixo, do poeta parnasiano mais conhecido - Olavo Bilac - assinale a única alternativa que reafirma a regra de eliminação da subjetividade do Parnasianismo.

a) "Invejo o ourives quando escrevo/ Imito o amor/ Com que ele, em ouro, o alto–relevo/ Faz de uma flor."
b) "E eu vos direi:Amai para entendê-las /pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de amar e entender estrelas."
c) "Fernão Dias Paes Leme agoniza/Um lamento chora longo a rolar na longa voz do vento. Mugem soturnamente as águas, o céu fulge."
d) "Não quero o Zeus Capitolino hercúleo e belo,
Talhar no mármore divino com o camartelo.
Que outro - não eu - a pedra corte.
Para brutal, erguer de Atene o altivo porte,
Descomunal."
e) "Nunca morrer assim! Nunca morrer num dia/Assim!De um sol assim! Tu, desgrenhada e fria./Fria, postos nos meus os teus olhos molhados/E apertando nos teus os meus dedos gelados!"

Literatura - Exercícios de Parnasianismo

01. A concepção da arte como um fim em si mesma, a exigência da perfeição formal, consciente e laboriosamente obtida, fazem parte do programa do movimento ____________.

02.
“Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
Como um rubi.”
A estrofe acima é “uma profissão de fé”, uma “opção estética” do movimento a que pertenceu a __________________ mais antológico dos poetas brasileiros do _____________.

03. O movimento poético da segunda metade do século XIX, que se caracteriza pela preocupação e com a correção da linguagem, com a elegância, a expressão e com a clareza é o ____________.

04.
“Esta de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.”
Estes versos introduzem o soneto ________________ do poeta parnasiano _______________.

05. A objetividade, a impassibilidade, o ideal da “arte pela arte”, a perfeição formal e a preferência pelo soneto artisticamente fechado pela “chave de ouro” são características da poesia do ______________.

06. O poema de Olavo Bilac que narra a epopéia de um bandeirante - Fernão Dias Pais Leme – é:
_______________________________.

07.
“Quero que a estrofe cristalina
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito.”
O texto acima põe em relevo uma das características mais marcantes do ______________ que é a preocupação com a forma.

08. O autor de “Via Láctea”, “ A Tarde” e do poema “Profissão de Fé”, que fixa o ideário do Parnasianismo é ________________.

09. ______________, ________________ e _________________ compõem o famoso trio de poetas parnasianos.

10. O sensualismo e a perfeição formal caracterizam o poeta parnasiano ________________.

11. O _______________ é a poesia da Época Realista. Por isso, apresenta as seguintes
características: objetividade, impassibilidade, a perfeição da forma e temas exóticos.

12. O poeta ________________ é conhecido nos meios literários como “o poeta das pombas”.

13. É na convergência de ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto à forma, que se situa a poética do _________________.

14. No ______________ temos a preocupação formal, a rima, a métrica, o vocabulário erudito.

15. O poema mais famoso de Raimundo Correia é: _____________________.

16. Segundo a mitologia grega, “Parnaso” era o nome de um monte habitado pelas ____________.

17. O poeta _________________ foi conhecido como “poeta do mar” pela sua paixão pelo oceano.


Respostas

01. A concepção da arte como um fim em si mesma, a exigência da perfeição formal, consciente e laboriosamente obtida, fazem parte do programa do movimento parnasiano.

02.
“Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro
engasta a rima,
Como um rubi.”
A estrofe acima é “uma profissão de fé”, uma “opção estética” do movimento a que pertenceu Olavo Bilac mais antológico dos poetas brasileiros do Parnasianismo .

04.
“Esta de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.”

Estes versos introduzem o soneto “ Vaso Grego” do poeta parnasiano Alberto de Oliveira.

05. A objetividade, a impassibilidade, o ideal da “arte pela arte”, a perfeição formal e a preferência pelo soneto artisticamente fechado pela “chave de ouro” são características da poesia do Parnasianismo.

06. O poema de Olavo Bilac que narra a epopéia de um bandeirante - Fernão Dias Pais Leme – é:
“O Caçador de Esmeraldas”.

07.
“Quero que a estrofe cristalina Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito.”
O texto acima põe em relevo uma das características mais marcantes do Parnasianismo que é a preocupação com a forma.

08. O autor de “Via Láctea”, “ A Tarde” e do poema “Profissão de Fé”, que fixa o ideário do Parnasianismo é Olavo Bilac.

09. Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia compõem o famoso trio de poetas parnasianos..

10. O sensualismo e a perfeição formal caracterizam o poeta parnasiano Olavo Bilac é a poesia da Época Realista. Por isso, apresenta as seguintes características: objetividade, impassibilidade, a perfeição da forma e temas exóticos.

12. O poeta Raimundo Correia é conhecido nos meios literários como “o poeta das pombas”.

13. É na convergência de ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto à forma, que se situa a poética do Parnasianismo. .

14. No Parnasianismo temos a preocupação formal, a rima, a métrica, o vocabulário erudito.

15. O poema mais famoso de Raimundo Correia é; “ As Pombas”.

16. Segundo a mitologia grega, “Parnaso” era o nome de um monte habitado pelas musas.

17. O poeta Vicente de Carvalho foi conhecido como “poeta do mar” pela sua paixão pelo oceano.


2 comentários:

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