Parnasianismo X
Simbolismo
Parnasianismo
Assim como toda
escola literária depois do Romantismo, o Parnasianismo surgiu na França, em
meados do século XIX, contemporâneo ao Realismo e ao Naturalismo. E assim como
o Realismo e o Naturalismo, o Parnasianismo surgiu como reação ao lirismo
romântico, criando uma poesia objetiva e impessoal (ao contrário da romântica
que era subjetiva e pessoal). Os poetas parnasianos ficaram conhecidos por sua
obsessão pela perfeição formal ou estética dos poemas. Tal perfeição pode ser
observada em seu vocabulário (escolhido minuciosamente e com palavras
rebuscadas, tanto que eram chamados de "poetas do dicionário"), na
métrica dos poemas (preferência pelo soneto, que tem forma fixa - versos
Alexandrinos, com 10 sílabas, ou dodecassílabos, com 12). Tal busca pela
perfeição é explicada pelo lema parnasiano de fazer a "arte pela
arte", ou seja, sem engajamento nenhum, seja social, político, religioso
ou pessoal. Com isso, seus temas são bem restritos, como os temas mitológicos
(perfeição), metalinguísticos (falando sobre o trabalho do verso), descritivos
(falando sobre a arte ou objetos de arte)... Nos metalinguísticos, os poetas
geralmente comparam seu trabalho com o de um ourives, engenheiro ou arquiteto,
que cuida para que seu trabalho atinja a perfeição, mesmo que isso demande
muito esforço.
Os três
principais poetas parnasianos, conhecidos como Trindade Parnasiana, são:
Olavo Bilac:
ganhou o título de "Poeta das Estrelas", com cadeira na Academia
Brasileira de Letras. Seu poema tratava do amor, de forma erótica (mas
colocando a perfeição formal em primeiro lugar)
Raimundo Correa:
o mais "quadrado" dos três, se preocupava demais com a perfeição
formal.
Alberto de
Oliveira
Simbolismo
O Simbolismo
surgiu na França após o Parnasianismo, no final do século XIX, como reação ao
cientificismo materialista dos realistas/naturalistas/parnasianistas. Foi a
volta à temática subjetiva do Romantismo, do Barroco e inclusive da Idade
Média. No lugar da poesia dedutiva do parnasianismo (ou seja, uma poesia
objetiva), os simbolistas elaboraram poesias indutivas (sugestivas, subjetivas,
não-lógicas, emocionais).
Como forma de
aumentar ainda mais essa subjetividade e essa fuga do lógico e do real, os
simbolistas apoiaram suas obras na Música, considerada por eles a mais
emocional, mais completa e subjetiva das artes; e para buscar musicalidade no
texto, eles usavam frequentemente a aliteração e a assonância (repetição de
consoantes e vogais, respectivamente).
Como queriam fugir
do mundo material, o mundo espiritual era um tema constante para os
simbolistas, que usavam, muitas vezes, termos ritualistas (usados em cultos
religiosos). O EU também é extremamente valorizado, sendo que a função emotiva
e a poética convivem na maioria dos poemas.
Principais
autores:
1. Cruz e Sousa: poeta do branco (usava a
cor para dar mais espiritualidade temática, como muitos dos simbolistas que
usavam o roxo, o azul e o cinza (cores frias e bucólicas).
2. Alphonsus de Guiumaraens: extremamente
espiritualista, busca nos ritos católicos os temas para seus textos.
1. Marque a
afirmativa correta:
a) O
Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na
poesia.
b) O Parnasianismo determinou o surgimento
de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O Parnasianismo, por seus poetas,
preconizava o uso do verso livre.
d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao
experimentalismo formal.
e) O Parnasianismo foi o responsável pela
afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.
2. Assinale a
alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:
a) culto da forma; objetivismo; predomínio
dos elementos da natureza;
b) preocupação com a forma, com a técnica e com a
métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;
c) predomínio do sentimentalismo;
vocabulário precioso; descrições de objetos;
d) teoria da arte pela arte; métrica
perfeita; busca do nacionalismo;
e) sexualidade; hereditariedade; meio
ambiente.
3. Não
caracteriza a estética parnasiana:
a) a oposição aos românticos e
distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b) A objetividade, advinda do espírito
cientificista, e o culto da forma.
c) A obsessão pelo adorno e contenção
lírica.
d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no
metro e volta aos motivos clássicos.
e) A
exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.
4. E sobre mim, silenciosa e triste,
A
Via-Láctea se desenrola
Como um jarro de lágrimas ardentes.
(Olavo Bilac)
Sobre o
fragmento poético não é correto afirmar:
a) A “Via-Láctea” sofre um processo de
personificação.
b) A cena é descrita de modo objetivo, sem
interferência da subjetividade do eu-poético.
c) A opção pelos sintagmas “desenrola” e
“jarro de lágrimas ardentes”visa a presentificar o movimento dos astros.
d) Há
predomínio da linguagem figurada e descritiva.
e) A visão de mundo melancólica do emissor
da mensagem se projeta sobre o objeto poetizado.
5. Com relação
ao Parnasianismo, é correto afirmar:
a) É
sentimentalista;
b) Assume uma
visão crítica da sociedade;
c) Seus autores
estiveram sempre atentos às transformações do final do século XIX e início do
seguinte;
d) O seu traço
mais característico é o endeusamento da forma;
e) Seu poeta
mais expressivo, Olavo Bilac, defendeu um retorno à arte barroca.
6. Das alternativas abaixo, indique a que não se
aplica ao Simbolismo:
a) Procura evocar a realidade e não
descrevê-la minuciosamente.
b) O
poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade.
c) O valor musical dos signos lingüísticos é
um efeito procurado pelos poetas.
d) O simbolismo mantém ligações com a poética
romântica.
e) O tema da morte é valorizado pelos
simbolistas.
7. Assinale a única afirmação coerente com as
características do movimento simbolista:
a) Algumas obras são bastante herméticas,
justificando a referência a um estilo “nefelibata”, pela obscuridade nebulosa, consistindo
não poucas vezes em uma linguagem de compreensão extremamente difícil.
b) Evita radicalmente a abordagem de
paisagens desoladamente esfumaçada, de visões esgarçadas, de um estilo etéreo e
de um penumbrismo no ambiente.
c) Nas obras há um predomínio dos fatos
fisiológicos, que não de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas
manifestações da matéria.
d) Preferência pelos assuntos da época,
marcadamente as questões sociais, como a abolição da escravatura.
e) Exacerbado sentimento da natureza, que se
revela especialmente quanto à apresentação do indígena e das riquezas naturais,
como florestas, rios e fauna.
8. Das alternativas abaixo, indique a que não
se aplica ao Simbolismo:
Visões, salmos e cânticos serenos,
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...
Infinitos espíritos dispersos
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios.
a) Valores fonêmicos como elemento
estrutural.
b) O emprego adequado de símbolos.
c) Alucinações sinestésicas.
d) Exatidão descritiva.
e) Um código novo e requintado.
9. O simbolismo
caracterizou-se por ser:
a) positivista, naturalista, cientificista;
b) antipositivista, antinaturalista,
anticientificista;
c) objetivo – racional;
d) uma volta aos modelos greco-latinos;
e) subjetivista – materialista.
10. Assinale a
afirmação que não corresponda ao Simbolismo:
a) Evocar os objetos pouco a pouco, através de
um processo encantatório que caracteriza o Simbolismo.
b) Correspondência e inter-relações de
sentidos, sinestesias.
c) Vida literária marcada pela excentricidade,
artifício, insânia.
d) Vida introspectiva, o homem voltado para
dentro de si mesmo, levando-o à duvida, as perguntas angustiantes.
e) Arte poética como fruto do consciente.
(UFPE) O
Parnasianismo teve como principais características o princípio da arte pela
arte, o rigor formal, a objetividade (eliminação do eu), o descritivismo e o
retorno à temática greco-romana. Entre os versos abaixo, do poeta parnasiano
mais conhecido - Olavo Bilac - assinale a única alternativa que reafirma a
regra de eliminação da subjetividade do Parnasianismo.
a) "Invejo
o ourives quando escrevo/ Imito o amor/ Com que ele, em ouro, o alto–relevo/
Faz de uma flor."
b) "E eu
vos direi:Amai para entendê-las /pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de amar
e entender estrelas."
c) "Fernão
Dias Paes Leme agoniza/Um lamento chora longo a rolar na longa voz do vento.
Mugem soturnamente as águas, o céu fulge."
d) "Não
quero o Zeus Capitolino hercúleo e belo,
Talhar no
mármore divino com o camartelo.
Que outro - não
eu - a pedra corte.
Para brutal,
erguer de Atene o altivo porte,
Descomunal."
e) "Nunca
morrer assim! Nunca morrer num dia/Assim!De um sol assim! Tu, desgrenhada e
fria./Fria, postos nos meus os teus olhos molhados/E apertando nos teus os meus
dedos gelados!"
Literatura - Exercícios de Parnasianismo
01. A concepção da arte
como um fim em si mesma, a exigência da perfeição formal, consciente e laboriosamente
obtida, fazem parte do programa do movimento ____________.
02.
“Torce, aprimora,
alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro
engasta a rima,
Como um rubi.”
A estrofe acima é
“uma profissão de fé”, uma “opção estética” do movimento a que pertenceu a __________________
mais antológico dos poetas brasileiros do _____________.
03. O movimento poético
da segunda metade do século XIX, que se caracteriza pela preocupação e com a
correção da linguagem, com a elegância, a expressão e com a clareza é o
____________.
04.
“Esta de áureos
relevos, trabalhada
De divas mãos,
brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir
como cansada,
Vinda do Olimpo, a um
novo deus servia.”
Estes versos
introduzem o soneto ________________ do poeta parnasiano _______________.
05. A objetividade, a
impassibilidade, o ideal da “arte pela arte”, a perfeição formal e a
preferência pelo soneto artisticamente fechado pela “chave de ouro” são
características da poesia do ______________.
06. O poema de Olavo
Bilac que narra a epopéia de um bandeirante - Fernão Dias Pais Leme – é:
_______________________________.
07.
“Quero que a estrofe cristalina
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da
oficina
Sem um defeito.”
O texto acima põe em
relevo uma das características mais marcantes do ______________ que é a preocupação
com a forma.
08. O autor de “Via
Láctea”, “ A Tarde” e do poema “Profissão de Fé”, que fixa o ideário do Parnasianismo
é ________________.
09. ______________,
________________ e _________________ compõem o famoso trio de poetas
parnasianos.
10. O sensualismo e a
perfeição formal caracterizam o poeta parnasiano ________________.
11. O _______________ é a
poesia da Época Realista. Por isso, apresenta as seguintes
características:
objetividade, impassibilidade, a perfeição da forma e temas exóticos.
12. O poeta
________________ é conhecido nos meios literários como “o poeta das pombas”.
13. É na convergência de
ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto à
forma, que se situa a poética do _________________.
14. No ______________
temos a preocupação formal, a rima, a métrica, o vocabulário erudito.
15. O poema mais famoso
de Raimundo Correia é: _____________________.
16. Segundo a mitologia
grega, “Parnaso” era o nome de um monte habitado pelas ____________.
17. O poeta
_________________ foi conhecido como “poeta do mar” pela sua paixão pelo
oceano.
Respostas
01. A concepção da arte
como um fim em si mesma, a exigência da perfeição formal, consciente e laboriosamente
obtida, fazem parte do programa do movimento parnasiano.
02.
“Torce, aprimora,
alteia, lima
A frase; e, enfim,
No verso de ouro
engasta a rima,
Como um rubi.”
A estrofe acima é
“uma profissão de fé”, uma “opção estética” do movimento a que pertenceu Olavo
Bilac mais antológico dos poetas brasileiros do Parnasianismo .
04.
“Esta de áureos
relevos, trabalhada
De divas mãos,
brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses
servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um
novo deus servia.”
Estes versos
introduzem o soneto “ Vaso Grego” do poeta parnasiano Alberto de Oliveira.
05. A objetividade, a
impassibilidade, o ideal da “arte pela arte”, a perfeição formal e a
preferência pelo soneto artisticamente fechado pela “chave de ouro” são
características da poesia do Parnasianismo.
06. O poema de Olavo
Bilac que narra a epopéia de um bandeirante - Fernão Dias Pais Leme – é:
“O Caçador de
Esmeraldas”.
07.
“Quero que a estrofe
cristalina Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da
oficina
Sem um defeito.”
O texto acima põe em
relevo uma das características mais marcantes do Parnasianismo que é a preocupação
com a forma.
08. O autor de “Via
Láctea”, “ A Tarde” e do poema “Profissão de Fé”, que fixa o ideário do Parnasianismo
é Olavo Bilac.
09. Olavo Bilac, Alberto
de Oliveira e Raimundo Correia compõem o famoso trio de poetas parnasianos..
10. O sensualismo e a
perfeição formal caracterizam o poeta parnasiano Olavo Bilac é a poesia da Época
Realista. Por isso, apresenta as seguintes características: objetividade,
impassibilidade, a perfeição da forma e temas exóticos.
12. O poeta Raimundo
Correia é conhecido nos meios literários como “o poeta das pombas”.
13. É na convergência de
ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto à
forma, que se situa a poética do Parnasianismo. .
14. No Parnasianismo
temos a preocupação formal, a rima, a métrica, o vocabulário erudito.
15. O poema mais famoso
de Raimundo Correia é; “ As Pombas”.
16. Segundo a mitologia
grega, “Parnaso” era o nome de um monte habitado pelas musas.
17. O poeta Vicente de Carvalho foi conhecido como “poeta do mar” pela sua
paixão pelo oceano.
vtnc
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